quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Entrevista de Bruno Costa

Em seguida poderá ler na integra a entrevista do Treinador da equipa sénior de futsal, Bruno Costa, ao "Desporto Leiria".

http://www.desportoleiria.com/entrevistas/bruno-costa-em-entrevista/



Bruno Costa, o novo treinador do ACD Mendiga
O Desporto Leiria continua a série de entrevistas, agora apenas com os treinadores das equipas de futsal do distrito de Leiria que irão participar na 3ª Divisão Nacional. Depois da estreia com Rogério Serrador, técnico do Casal Velho, agora é a vez de Bruno Costa, novo treinador da ACD Mendiga para a nova época. Mais conhecido no futsal por “BA“, o treinador que nas últimas épocas a formação do ACD Igreja Velha, aceitou um novo projeto de treinar uma equipa nos Campeonatos Nacionais. Bruno Costa em entrevista exclusiva confessa que foi díficil deixar o anterior clube, fez a antevisão da nova época e revelou ainda os objetivos que espera alcançar na época de estreia ao serviço da equipa da Mendiga.


” Juntamente com os meus jogadores quero fazer história no clube “
Desporto Leiria (DL) – Bruno aceitaste o projeto de comandar o ARCD Mendiga na 3ª Divisão Nacional. É um grande passo na sua carreira? O que o levou a aceitar a proposta da Mendiga?
Bruno Costa (BC) - Foi bastante fácil aceitar este desafio aliciante de pela 1ª vez tentar começar e acabar uma época na 3ª Divisão como treinador. Depois como é natural foi muito difícil deixar o ACD Igreja Velha, já que foram passados cerca de 25 meses com muitas alegrias. Mas como é de conhecimento público as incertezas da continuação do diretor Manuel Gaspar levaram-me a aceitar a proposta do Pedro Coelho.
DL – A Mendiga já está a algumas épocas na 3ª Divisão Nacional, tendo habituado os seus adeptos e simpatizantes a fazer boas épocas. O que espera desta nova temporada?
BC - Sim, a Mendiga vai iniciar a 5ª época na 3ª Divisão, onde nas primeiras duas primeiras temporadas foram bastante positivas. Mas as duas últimas épocas foram mais difíceis onde numa época houve uma descida de divisão e no ano transato com um plantel curto a manutenção acabou por acontecer só nas jornadas finais. Aceitei este desafio sabendo que iria haver algumas saídas do plantel (Madeixa), mas só mesmo em agosto é que ficamos sem o Xana e o Luís. Naturalmente espero que os jogadores se identifiquem com o meu trabalho diário, com a minha dinâmica de treino o mais rápido possível e quando isso acontecer podemos mesmo ficar muito difíceis de bater.
DL – Como tem sido o início de época no novo clube? Está a corresponder as suas espetativas?
BC - Como é natural não iria dizer que não estão a corresponder às minhas espectativas, estão e muito, apesar de haver muitas situações que terão de ser trabalhadas e rotinadas até que os jogadores se sintam em condições de ir para um jogo e praticar um Futsal fluido e bonito e acima de tudo combater com qualquer adversário de igual para igual.
DL – A nível de plantel que vai “atacar” a 3ª Divisão Nacional, reforçou a equipa com excelentes reforços, alguns deles com experiência em divisões superiores. O plantel dá-lhe garantias para uma boa época?
BC - A verdade é essa, conseguimos reforçar bem a equipa em todos os níveis, mas talvez nos falte mais uma solução para a posição de pivot. E conseguimos também já neste início de pré-temporada mais dois reforços (Pisco) e renovar com o Tiago Silva fechando assim o plantel definitivamente. Tenho a certeza que este plantel me garante possibilidades de uma época bastante tranquila.
DL – Quais são os objetivos da Mendiga para a nova época na 3ª Divisão?
BC - Existem dois objetivos na minha mente, passar a 1ª eliminatória da Taça de Portugal e assim juntamente com os meus jogadores fazer história no clube e depois chegar rapidamente aos 35 pontos no campeonato já que foram os únicos objetivos que me pediram.
DL – O ACRD Mendiga tem condições para ser a “surpresa” da competição?
BC - Sim, porque não? Só espero que não sejamos a surpresa em termos negativos.
DL – Quanto aos adversários da Série C da 3ª Divisão, quais serão na sua opinião os principais favoritos à subida de divisão?
BC – Na minha opinião, Boa Esperança, Elétrico e PRODECO.
DL – Quantos às equipas leirienses adversárias (Caldas SC, Casal Velho, UA Olho Marinho), quais partem em melhores condições para nova época?
BC - Conheço as três equipas muito bem, como jogam, quem joga e principalmente as dificuldades que nos vão colocar. Mas respondendo à sua pergunta talvez todas elas partirão com as mesmas ambições, já que todas elas sofreram algumas modificações nos seus planteis assim como nós. Quero dizer publicamente que os três treinadores em questão são grandes trabalhadores de Futsal e com passagens por grandes organizações, onde serão uma mais valia neste ano na 3ª divisão.
DL – Quanto a si, sente-se preparado para uma nova experiência que é comandar o clube na 3ª Divisão Nacional?
BC - Estou claramente preparado para conseguir atingir os meus próprios objetivos, é nisso que me foco neste momento, trabalhar para que os jogadores atinjam a minha ideia de jogo o mais rápido possível.
DL – O primeiro jogo oficial da Mendiga está marcado para o próximo dia 6 de Outubro, precisamente frente ao UA Olho Marinho, num “derby” a contar para a 1ª Eliminatória da Taça de Portugal. O que espera desta partida? Acredita que irá seguir em frente na competição?
BC - Como já disse anteriormente, um dos objetivos da época é passar a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, mas para isso temos de enfrentar um adversário difícil, competente, com jogadores experientes e tecnicamente muito fortes. Mas jogamos em casa, perante o nosso público e temos de entrar para vencer.
DL – A estreia na 3ª Divisão Nacional será em casa frente à equipa frente à experiente equipa do Prodeco CS Covões no fim-de-semana seguinte. Espera poderá entrar com o pé direito na competição?
BC - Queremos entrar bem no campeonato e o adversário não será fácil como todos os outros. Mas como lhe disse temos objetivos traçados e não nos podemos desviar deles. Só assim poderemos chegar longe.
DL – Aproveite para deixar umas palavras aos adeptos do ACRD Mendiga sobre a nova época?
BC - Claro que quero, eles sabem o que eu quero, ganhar. Prometo-lhes audácia, saber, vontade, qualidade e acima de tudo um bom futsal. Um por todos e todos por um.


Artigo redigido ao abrigo do novo acordo ortográfico
Gonçalo Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário